sábado, 5 de março de 2016

Muito além do colorido.

Hey! Como vão? Antes de começar aquele pequeno resuminho do texto preciso dizer que a agenda do blog mudou toda por causa dos dois anos, vou colocar em ordem ainda essa semana e espero que compreendam. Agora ok, bora pro resumindo do post! Eu fiquei na bad pensando "Sobre o que será que eu posso postar que e ainda não tenha falado no blog", "Poxa, o blog é tão completo, acho que meus leitores sabem bem de todos os tópicos". Fiquei triste, achei que estava prestes a entrar em um outro bloqueio criativo eis que me surge um assunto importantíssimo que eu tenho certeza que nunca abordei como vou abordar hoje, então vem comigo, chega de suspense, que hoje eu vou falar sobre cabelos coloridos (aeeeee)

Normalmente eu sempre encorajo as pessoas a terem os cabelos que elas bem entenderem, mas como é o caso de cabelos coloridos, as vezes não é tão fácil assim. Muita gente acha que é só passar a tinta colorida e pronto, seja o que deus quiser, mas depois de algumas semanas começa a reclamação com o profissional, com o fabricante da tinta, com o tutorial da blogueira, tudo porque não leu o "pós cabelos coloridos". Nesse post eu vou listar tudo o que um cabelo colorido poderoso precisa e se você sentir que não vai ter paciência pra tudo isso (ou dinheiro), sinto em dizer, mas cabelos coloridos talvez não seja pra você ~sad

1- Tratamento

Não tem como ter cabelo colorido e não trata-lo no minimo mensalmente (muito "no minimo" mesmo). Geralmente cabelos coloridos recém descoloridos estão ressecados e muito frágeis, nessa época não tem como fugir dos tratamentos que mesmo com produtos baratos acabam saindo bem caros.
 "Ai, mas se eu for em um salão não vai danificar, então eu não vou ter que tratar" Sempre que eu falo sobre cabelos coloridos e tratamentos tem alguém pra dizer isso, mas acontece que isso não existe, claro que nós devemos ir em um profissional para um melhor resultado, mas os danos são inevitáveis tanto em casa quanto no salão, pois não depende da pessoa e sim do estado do seu cabelo e dos produtos usados. A única diferença é que o profissional é treinado o bastante para avaliar os danos que virão e tentar minimiza-los para a sua saída. Mesmo assim o tratamento precisa ser feito, tanto para trazer o cabelo de volta ao estado inicial, quanto para um melhor aproveitamento da cor. Falando sério, até cabelos naturais precisam de no minimo uma hidratação para ficarem legais, então não tem porque um cabelo quimicamente tratado não precisar. 
O tratamento mais usado para tratar cabelos coloridos ou apenas descoloridos é o famoso cronograma capilar, que consiste em intercalar hidratação, nutrição, reconstrução e umectação baseando no estado do seu cabelo, para executa-lo precisamos de muitos produtos e, mesmo que digam que não, precisaremos de muita receita caseira, então não tem como dizer que não precisaremos tratamento, pois é mentira!

2- Retoques de cor

Os retoques são um caso a parte, eles vão depender muito do estado do cabelo, da frequência com que se lava, do tipo de shampoo que se usa, do produto que usou para pintar, da cor que você escolheu e até da sua comodidade, explicando por ordem:
Normalmente as pessoas que mais reclamam de cabelos desbotando são os novatos na área, geralmente pessoas que acabaram de descolorir o cabelo e que ainda estão com eles bem danificados com escamas bem abertas; sei que já disse muito isso, mas a verdade é que cabelo danificado não segura cor, então até que aconteça um tratamento adequado para o tipo de dano a cor vai continuar saindo com facilidade.
A frequência de lavagens também vai depender muito, pois isso também ira variar de acordo com o tipo de shampoo, shampoos transparentes e anti resíduos tendem a ser mais "fortes" na limpeza e com isso a cor vai junto, então se você costuma lavar seu cabelo todos os dias com um shampoo muito "forte" é provável que sua cor desbotará muito mais rápido do que a de quem lava um dia sim, um dia não, com um shampoo mais "fraco". Porem isso deve ser adaptável, você deve encaixar os seus retoques com o shampoo e a frequência que você usa, não precisa trocar nada, mas dependendo da situação, retoques em demasia acabam saindo caro e sairia muito mais barato apenas trocar o shampoo e alguns hábitos. 
Os retoques vão depender também do produto que você usou, muita gente usa tonalizantes pois é o mais comum, mas dependendo da marca ele pode não ser tão bom assim. Geralmente pessoas que usam métodos alternativos, como anilina, violeta genciana e até azul de metileno relatam uma duração bem superior aos outros tonalizantes, mas vale lembrar que são todos métodos caseiros que precisam de um estudo a fundo. 
A cor usada também irá influenciar na hora de desbotar, normalmente cores frias tendem a desbotar bem mais que as cores quentes, pois elas não "grudam" tanto no fio.
Por fim, a comodidade da pessoa será a maior influenciadora na hora dos retoques, um exemplo sou eu mesma! Geralmente quando retoco o cabelo deixo ele bem rosa e deixo desbotando "naturalmente" apenas com shampoo até ele quase ficar loiro novamente, mas depende da pessoa, tem pessoas que basta mudar de tom que corre retocar, então acaba sendo um assunto que quem deve decidir é você mesmo.

3- Retoques de raiz

Normalmente não gera uma reclamação, afinal todo cabelo cresce, porem deve-se ter paciência. Como já havia dito antes, nosso cabelo cresce em média 1cm por mês e isso fica muito evidente quando seu cabelo é colorido. Geralmente retoques de raiz tendem a ser mais fáceis, mas tem que ter um bom conhecimento do seu cabelo, afinal mesmo evitando, o descolorante pode entrar em contato com o cabelo já descolorido e se ele não estiver tratado isso poderá acarretar mais danos.
Retoques de raiz não devem ser feitos com muita frequência para não enfraquecer o couro cabeludo, mas para quem se incomoda como eu, os gastos aumentam! O ideal (se você costuma fazer esse tratamento em casa) é ter um pote bem grande de água oxigenada e pó descolorante sempre a mão.

4- Produtos

Não tenho como falar pra você que você terá todo esse trabalho pós cabelos coloridos, e não afirmar que você terá que comprar muitos outros produtos, até acho que já esta bem na cara (rs).
Quando mencionei dinheiro no começo me referia os novos produtos, seu shampoo e condicionador não darão mais conta de cuidar do seu cabelo sozinhos então bora para um loja de cosméticos e por a mão no bolso. Não sei bem se vocês tem esse costume (eu particularmente não tinha), o costume de usar uma mascara entre shampoo e condicionar, acontece que com o passar do tempo isso acaba se tornando necessário para o tratamento. Nem sempre será apenas uma mascara, se você estiver em um cronograma capilar, serão diversos produtos para hidratar, nutrir, recuperar e umectar... enfim, sem contar os potes, toucas, pincéis e outros produtos para receitas caseiras. Isso declarando que você fará os tratamentos em casa, pois acho meio impossível conseguir fazer todo um cronograma em um salão (levando em conta os gastos e horário dos profissionais).

5- Cuidados diários, maus hábitos, proibidos.

Cabelos coloridos precisam de vários cuidados diários, começando pela mudanças de hábitos e até passando um tempinho a mais na loja de cosméticos. Geralmente pessoas que descolorem o cabelo tem os fios muito sensíveis devido as químicas e as vezes mesmo tratando parece que não melhora. Essa falta de resultados pode ser devido a produtos com proibidos, e até maus hábitos no dia-a-dia.
Proibidos: São os produtos com parafina, parabenos, silicone, sulfato, óleos minerais... enfim! Sei que já falei, mas vale repetir. Produtos que contenham na sua formula os famosos proibidos não tratam o cabelo. Imaginem que você compra uma mascará reconstrutora caríssima, mas ao invés dela reconstruir ela cria uma "capa" falsa em volta do fio, que sai com água! Isso é realmente revoltante, então tomem cuidado, olhem sempre o rótulo dos produtos, procurem sempre esses proibidos na composição e em casos de duvidas, anota o nome e corre aqui no tio google para você saber o que esta passando no cabelo. Lembrando que nem sempre o produto mais caro é o melhor por esse motivo vale a pesquisa (um simples exemplo é o nosso querido yamasterol, que em alguns lugares custam em média R$5,00).
As vezes os resultados dos tratamentos não aparecem por maus hábitos com o cabelo, como usar muito secador, chapinha, modeladores. Não tem como falar que eles não danificam o cabelo, pois danificam e muito, principalmente com o uso diário e sem cautela. O ideal para quem não consegue viver sem essas altas temperaturas é procurar por protetores térmicos (de preferencia não oleosos), ou trocar seus aparelhos por um que tenha regulagem de temperatura. O protetor térmico é o seu amigo para a vida, pois mesmo que você não exponha seu cabelo a altas temperaturas, ele protege o seu cabelo do sol. 
Alguns hábitos ruins para os cabelos são, esfregar a toalha na hora de enxugar (basta dar pequenos apertos que a toalha absorve a água dos fios), pentear de cima pra baixo (o certo é de baixo para cima, tomando muito cuidado com os nós e passar muito creme de pentear para ficar mais fácil), enrolar o cabelo para prender (seja com coque, presilhas ou até lacinhos, o ato de enrolar o cabelo pode danificar bastante). 
Não cortar também pode aumentar os danos dos seu cabelos, por esse motivo deve-se ficar atento as pontas duplas, pois caso haja uma descoloração elas passarão de duplas para triplas, quadruplas, etc.


Enfim, acho que abordei os 5 itens principais, sei bem que dentro de cada item tem vários outros, mas ter cabelo colorido é isso. É trabalhoso? É muito, mas quando você pega o jeito as coisas começam a fluir com naturalidade! Bom, espero que tenham gostado, qualquer duvida ou sugestão é só deixar aqui nos comentários, ou ir lá nas redes sociais atrás de mim <3 Beijos. 

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Nossa quando fiz o fundo do meu cabelo azul não sabia de tudo isso,talvez,se soubesse não tivesse quebrado tanto e acabei desistindo do colorido (até hoje esta quebrado) kkkk na verdade antigamente eu queria ter o cabelo todo colorido,mas minha família é muito "das antigas" e minha mãe acabou não deixando :/
    sobre as hidratações,confesso que tem razão, mesmo com cabelos naturais,tem que fazer hidratações,mas eu não faço kkkk meu cabelo ta bem ressecado :/ to precisando aprender umas receitinhas caseiras (ouvi falar que óleo de coco é bom)
    se souber de alguma me ensina ?
    bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você tinha cabelo colorido Lê? Nunca imaginei kkkk, mas então, muita gente acha que cabelo colorido é ruim porque estraga e tal, mas a verdade é que as pessoas não tratam :/ Em breve vou postar receitinhas caseiras, vou lançar junto com o manual, mas vai demorar um pouquinho :/ tenha calma <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu já tive o cabelo super colorido e sei bem o quanto dá trabalho! Adoro o teu cabelo :3

    Ana ♥
    http://aruivablog.blogspot.pt/ N/POST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa Ana <3 <3 Vou correndo ir ver teu blog :*

      Excluir
  3. Excelente post!! Nunca havia feito nenhum tratamento no cabelo, mas depois que descolori precisei descobrir e entender o cronograma capilar bem direitinho, e salvou meu cabelo! Não está 100% ainda por desleixo meu, mas está bem melhor com certeza! Beijos!
    Diário do Corset

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente Obrigada sua linda e já vou dar um pulinho no teu blog <3 <3
      Agora essa história de cronograma é bem complicada, e a melhor coisa a se fazer é entende-lo, sei bem que muitas vezes não temos dinheiro (euzinha no caso), mas pelo menos quando entendemos poderemos fazer o tratamento certo quando as coisas normalizarem! Beijooos <3 <3

      Excluir
  4. A DO REI as dicas !
    e queria muito a lista dos produtos proibidos ... sou loira e cacheada, o que faz com que meu cabelo necessite de um cuidado ainda maior !
    Desde já agradeço , bjs :*

    ResponderExcluir