segunda-feira, 23 de março de 2015

Tirando tinta preta

Tinta preta é um incomodo universal, a maioria das pessoas que tingiram o cabelo com essa cor se arrependeram ou quiseram trocar, o problema é que quando vamos em salões, que é o recomendado, o profissional não conhece muito bem o seu cabelo e nem o quanto ele suporta e muitas vezes acaba saindo do ponto, principalmente quando não temos instruções de como cuidar, além de nos deixar com muita raiva, faz com que voltemos para o preto. Bom foi o que aconteceu comigo rs, mas hoje vou ensinar como se livra do preto e tratar do cabelo durante e depois de todo o processo, lembrando que é recomendável procurar um profissional de sua confiança, que tenha se especializado nesse tipo de processo, um que realmente conheça o seu cabelo e que use bons produtos, pois o que você paga barato hoje pode ficar cinco vezes mais caro depois. Lembrando também que você não vai tirar o preto de uma hora pra outra, isso leva tempo e muito dinheiro, então pense bem! Vem comigo saber como se faz tudo isso.
Primeiro de tudo, preciso deixar bem claro que não é uma coisa fácil, e se você pretende fazer em casa vai ter que aguentar alguns dias com o cabelo laranja, outros com o cabelo amarelo até chegar na cor ideal que no caso aqui vai ser o platinado, que seria o nível mais avançado rs. Jamais faça esse processo se seu cabelo já estiver danificado ou com químicas como progressivas, relaxamentos, alisamentos, entre outras, o ideal é ir em um salão para saber se o seu fio esta apto para receber todo esse processo. Reforçando que não é um processo fácil, leva tempo, determinação e requer muita paciência, só que mesmo assim isso não é garantia que o seu cabelo não vá quebrar pois é um processo muito agressivo e todo cuidado é pouco.

Muitas vezes não conseguimos fazer com que o preto saia logo de primeira porque não fazemos a mistura de OX + pó descolorante correta, geralmente essa mistura tende a abrir no máximo 9 tons se feita corretamente! É aquela velha história de 1 para 2, duas medidas de pó descolorante para uma de água oxigenada, para remover o preto muitas pessoas recomendam o uso de OX de 40vol, mas eu uso a de 30vol, pois proporciona o mesmo efeito e não danifica tanto como a de 40vol. Na primeira descoloração é certo que vamos alcançar um tom bem avermelhado, e deve acabar por ai! Nada de descolorir mais, pode ter ficado feio, manchado, o que for! Mas esse é o primeiro passo de todo um processo, para um platinado você terá que fazer isso umas 4, 5 vezes pra mais! Então tente tratar o máximo possível entre cada descoloração, pedir que ele fique completamente tratado como estava antes é um pouco demais, mas não deixe de tratar, leia um pouco sobre Cronograma capilar porque você vai precisar muito disso! Para um platinado além de muita descoloração e muito tratamento, você terá que matizar, que pode ser feito com algum produto desamarelador, ou VG.

Após algumas descolorações você pode notar seu cabelo mais fino ou fraco, essa é a hora de dar um tempo no processo e começar o cronograma, esse tempo deve ser bem maior que os anteriores, de preferência, dê o tempo para fazer um cronograma completo. Após isso eu recomendo o uso do Dekapcolor que ajuda a remover o pigmento do cabelo, não como a descoloração, mas ajuda muito e os danos são bem menores, você pode usar quantas vezes desejar, sempre tratando após o uso, mas ele não abre o tom do fio, só remove pigmentos, então é uma opção ótima se o seu cabelo estiver vermelho ou laranja.
Outra dica, quando seu cabelo se encontrar nesse estado, é diminuir o volume da sua OX, se você começou com uma de 40vol desça para uma de 30vol e assim por diante, mas nunca deixe de tratar, essa vai ser a salvação do seu cabelo!

Junto com o tratamento você pode mudar o seu shampoo para um shampoo anti-resíduos, ele vai ajudar a abrir as escamas do fio e fazer com que o pigmento seja retirado com mais facilidade e além de facilitar a ação do descolorante, facilita a ação do tratamento, então antes de fazer o cronograma, abra as escamas do seu cabelo, mas lembrando que o uso continuo do shampoo pode fazer com que seu cabelo resseque bastante, o segredo é usar só uma vez por semana, ou intensificar a hidratação.
Mais uma dica na hora da descoloração, é deixar o cabelo sujo, pode parecer doideira, mas a oleosidade natural do cabelo protege o couro cabeludo, então o ideal é que se lave o cabelo dois dias antes com um shampoo anti-resíduos e sem condicionador (pois ele fecha as escamas) e após esse período com as escamas abertas seu cabelo já vai estar apto para um descoloração.

Se você usou a tinta preta poucas vezes e faz menos de um ano, talvez o seu problema seja um pouco menor, como foi no meu caso, depois de ter descolorido muito sem nenhum cuidado meu cabelo ficou todo detonado, e pintando de preto meio que "escondia" os danos, realmente ficavam pouco visíveis, mas ai pensei, nunca vou conseguir platinar se não enfiar a cara, foi ai que descobri a tinta da alta moda 12.11 que removeu todo o preto do meu cabelo, mas lembrando que a tinta não estava tão pigmentada, mas o resultado foi ótimo, e até hoje só uso essa tinta na hora de retocar a raiz pois ela não agride tanto o cabelo como descoloração, então é uma boa pedida na hora de descolorir a raiz.

Bom sweetnees, acho que todas as dicas pra um processo de descoloração foram dadas, se faltar alguma coisa, com certeza eu aviso vocês! Não deixe o cronograma de lado jamais, como disse é a salvação para o cabelo de vocês <3 <3 Beijos.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Adorei seu post, eu sofri muito para sair do preto e chegar ao acobreado, quase fiquei careca, quem derá eu ter lido aqui antes.
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi xará, tudo bom?
    Te confesso que to morrendo de vontade de tacar um preto no meu cabelo, ser loira dá muuuito trabalho! Mas o meu medo era exatamente o depois. Fico pensando ''e se eu me arrepender? como vou voltar pro loiro? vai ser sofrido''. Você esclareceu minhas dúvidas, adoro posts úteis! Eu ainda quero muito tingir, mas sei lá, dá uma peninha, sabe?
    Beijocas ♥
    www.pantufa-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, não precisa necessariamente ir para o preto, vai para o um loiro escuro, ou até um castanho que sai mais fácil se você se arrepender, ou então usa tinta fantasia, a exotic por exemplo, tem tinta fantasia preta, castanha, e com certeza sai bem mais rápido!

      Excluir
  3. Oiis!
    Olha nem me fala desse drama todo que é ir pro loiro... Eu já fiz tanta doideira no cabelón que tenho sorte da genética ser boa. pelo menos pra resistência capilar kkk
    Mas eu nunca descolori com 40, acho que já não abre tanto e só danifica. Comprando bons produtos também as chances são menos de ter problemas. Tô tentando montar um outro cronograma capilar porque o que eu seguia já não tá dando mais efeito, além de eu estar me aventurando de novo pelas cores fantasia xD
    Post bem explicadinho, Bia ^.^ Gostaria de ver seu cabelo durante as transformações!
    beijooO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina do céu, sofri tanto, porque quando resolvi fazer essa transformação eu não sabia nada disso! Quase fiquei sem cabelo literalmente, ai numa tentativa falha de pigmentar o cabelo passei castanho e comecei a tratar, depois fiz tudo certinho :3
      Beijos :*

      Excluir