sábado, 3 de maio de 2014

Já pensou em ter cabelos coloridos?


Hoje estava retocando minhas madeixa, quando me bateu a inspiração pra fazer um post aqui. 
Já pensou em deixar seu cabelo colorido? umas mechinhas? ou quem sabe o cabelo todo *o*
Então bora aprender aqui comigo. 

A primeira coisa que preciso deixar muito bem claro é que SIM, PRECISA DESCOLORIR. A não ser que você já seja loira, mas enfim, acho que isso vocês já sabiam né rs.

A primeira duvida que surge a partir dessa minha afirmação é: Como descolorir o cabelo?
Esse é um assunto muito complexo e que gera muita discórdia, mas da pra entender um pouquinho.

  • Primeiro você vai precisar de água oxigenada (OX):
Várias pessoas tem muitas duvidas na hora de escolher a certa, mas isso é completamente normal, pois cada produto varia de cabelo pra cabelo, por isso não posso indicar nenhuma marca, muitas vezes tal ox fez bem pra mim e pode não fazer bem pra você. Pra isso é necessário o teste de mecha.
O que eu posso adiantar pra ajudar na compra da ox é que você deve ter em mente a cor que esta no seu cabelo, exemplo: se o seu cabelo é preto você vai precisar no minimo de uma água ox de 40vol, se estiver castanho, 30vol da conta e assim por diante.

  • Pó descolorante
O pó descolorante precisa ser misturado na água ox para poder tirar a cor do seu cabelo, eu recomento pó descolorante azul, pois ele ajuda a diminuir o laranjão que fica no cabelo, mas você pode escolher outros de sua preferência. Sobre marcas eu recomento usar a mesma da ox, afinal os dois foram feitos um para o outro literalmente, mas tudo depende de você.

Como fazer:
Na mistura de pó descolorante + ox tudo depende do seu cabelo, você deve fazer o tanto que dê para passar em todo seu cabelo, não adianta tentar fazer "render", pois você só vai conseguir manchas com isso. Como medida você deve levar em conta a proporção 1 pra 2, exemplo 1 medidor de pó descolorante e 2 medidores de ox. Sem contar que você deve utilizar materiais de plastico para fazer as misturas.
Depois desse processo é hora de aplicar no cabelo, sempre começando pelas pontas. O tempo também varia de produto para produto e isso não pode ser deixado de lado, pois ao passar do tempo estipulado pelo produto ele deixa de descolorir para danificar. Então se diz na embalagem para deixar no máximo 40 minutos não adianta deixar 1 hora pra descolorir mais que não vai adiantar nada, só vai fazer com que seu cabelo resseque cada vez mais. 

FAQ:
Descolorir danifica o cabelo? Sim, danifica e muito se você não seguir todos os passos corretamente, é só ter um pouquinho de cuidado, seguir todos os passos, que os danos serão bem menores. MENORES, ainda terá danos

Muitas pessoas perguntam se da para descolorir o cabelo só com ox, e não rs, não da pra descolorir só com ox. A ox sozinha no cabelo faz a função estrupadora, ela tira toda a água e os nutrientes do cabelo, fazendo com que ele fique ressecado.

Como faço para recuperar meu cabelo apos descolorir? sem desespero, pra tudo tem um jeito, se o seu cabelo ficou poroso, ressecado, sem brilho, sem movimento é só dar uma lida Nesse texto que explica direitinho como fazer um cronograma capilar.

Posso descolorir de quanto em quanto tempo? Na verdade não existe isso de "tempo", você só pode descolorir seu cabelo quando ele estiver completamente recuperado, e também não invente de descolorir caso seu cabelo esteja danificado, só vai piorar a situação, podendo até ocorrer o corte químico.

Não recomendo:
Já vi varias pessoas misturando coisas na mistura de ox + pó descolorando, e eu literalmente não apoio, para mim é só a mistura e pronto, prefiro não correr esse risco. Também já vi pessoas "acelerando" o processo usando papel alumínio, chapinha, secador e definitivamente não, a não ser que você não tenha amor pelo seu cabelo, ai tudo bem rs.

Recomendo:
Se sua descoloração for só na raiz, recomendo passar algum tipo de óleo na extensão dos cabelos que não será descolorida para não danificar mais ainda. Recomendo também passar queratina liquida na parte que será descolorida, pois um dos nutrientes que são retirados do fio no processo de descoloração é a queratina, assim evita que a queratina do fio saia. 

  • Tinta
Como os outros produtos, também não posso recomendar pelo mesmo motivo, mas nada que não se resolva com um teste de mecha. E ao contrario dos outros itens mencionados, a tinta não danifica, por incrível que pareça, ela até hidrata o cabelo. Também deve ser passada em todo cabelo para evitar manchas e deixar pelo tempo estipulado pelo produto.

Além das tintas existem vários outros métodos de se colorir o cabelo, mas isso vou deixar para outro post. ;)

FAQ:
Que tom de loiro devo deixar para passar a tinta? O tom padrão é 11, ou loiro palha, mas para cores quentes, como vermelho, laranja, rosa o tom 6 já esta de bom tamanho, no caso do vermelho o cabelo pode estar laranja que pega. Vale lembrar que quando mais claro for o tom de loiro mais viva a cor fica. Para cores frias, como o azul, o verde, o roxo, não tem jeito tem que estar no loiro palha.

Como chego no tom 11? além de descolorir, você vai precisar matizar o cabelo para tirar o amarelado, uma solução simples é utilizar shampoo desamarelador. uma solução barata é utilizar violeta genciana que posso explicar em outro post rs.

Como fazer a cor durar mais? Muitas lavagens faz com que a tinta desbote mais rápido, assim como o shampoo, a água quente, o sol, o cloro das piscinas, a maresia do mar, evitando essas coisinhas você faz com que sua cor dure mais.

Como remover mancha de tinta? Mancha em objetos, chão, moveis essas coisas, água sanitária resolve agora para pele, eu utilizo Leite de colonia. 

Não recomendo:
Com toda seriedade do mundo, não recomendo a tinta Exotic Colors, o motivo é bem simples, além de a tinta não durar no cabelo, eles simplesmente não tem o registro da ANVISA que faz com que a credibilidade do produto desça pelo ralo. Sem contar que os marketeiros da marca utilizam de fotos alheias como vitrine. Então antes de comprar qualquer produto, certifique-se que o mesmo esteja dentro dos padrões, faça uma busca, peça opiniões ;)

Recomendo:
Utilizar luvas, pode parecer brincadeira, mas tintas e tonalizantes mancham muito a pele e é muito difícil remover.
Dicas dos Deuses: 
1- Antes de descolorir, certifique-se de que o seu cabelo esta ao menos 2 dias sujo, os olhos naturais do cabelo ajudam a proteger o couro cabeludo.
2- Antes de passar a tinta, lave os cabelos somente com shampoo, assim você abre as escamas dos fios e a tinta se acomoda melhor no seu cabelo.
3-  Vá com calma nas descolorações, o que pode ser rápido, muitas vezes sai caro como o corte químico.
4- Nunca faça a descoloração se o seu cabelo estiver danificado, cuide antes de qualquer coisa!

Para finalizar, quero deixar bem esclarecido que se você não entendeu alguma parte, consulte um profissional da área para tirar suas duvidas. Não deixe de hidratar e sempre pesquisar novas técnicas. 
E é isso galera, espero ter esclarecido algumas duvidas, e aberto um mundo de possibilidades para vocês. qualquer coisa não exitem em perguntar :D
Beijos :*

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Conheço gente que havia descolorido o cabelo e tinha ficado elástico, na segunda vez ressecou e na terceira sofreu corte químico, isso porque não hidratou.
    A única coisa boa foi a escolha da tinta que é Candy Colors, ela não danificava o cabelo e quanto maior o tempo que você ficava mais fixação tinha.
    Suas dicas são muito valiosas, parabéns :]

    http://minhavidapor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só ter um pouquinho de calma, assim evita um problemão. Que bom que gostou \o/

      Excluir
  2. Adorei as informações, para chegar no tom que a gente quer do cabelo colorido e creio eu que independente de qual a cor que seja, tem que ter muita paciência e por isso eu pensaria antes de qualquer tinta a passar no meu cabelo! Mas enfim, quem realmente gosta desses cuidados e acha que vale apena, fica bacana fazer. Beijos, ótimas dicas! Parabéns (:

    Brilho na Make

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Tamara! que bom que gostou \o/ obrigada :D

      Excluir